Esta obra reúne relatos de práticas pedagógicas realizadas por professores-pesquisadores de escolas públicas e particulares, engajados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da Educação Básica.
A partir de projetos desenvolvidos na formação docente e com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir sobre os sentidos do que se aprende, como se aprende, quando e como utilizar o que se aprende.
“Trata-se de tornar visível a aprendizagem de alunos e professores.”
As experiências retratadas pelos autores dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, dentre elas a aprendizagem visível, com base nas pesquisas de John Hattie na Universidade da Nova Zelândia; a abordagem italiana Reggio Emilia e o registro da documentação pedagógica; e o Projeto Zero, desenvolvido na Universidade de Harvard, sobre a importância do pensamento e do aprender fazendo.
Dentre os temas discutidos na obra estão o pensar e a reflexão na formação docente, a cultura “maker” (“mão na massa”), o uso do design no projeto político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo do erro, a prática direcionada e o planejamento reverso.
Em cada capítulo, são compartilhadas diversas ferramentas para download, além de referências de artigos e vídeos para que os professores ampliem seu conhecimento e aprimorem suas práticas pedagógicas.
Você pode comprar agora mesmo este excelente livro pela Amazon.
Compra segura, entrega garantida e ótimo preço!
Mais dicas...
Livro “Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociências” – Roberto Lent
Neurociência, nos últimos dez anos transcorridos após a primeira edição,...
» Leia mais...Livro “Tempo de despertar” – Oliver Sacks
Relato detalhado das experiências "neuroantropológicas" do autor junto a vítimas...
» Leia mais...Livro “O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar” – por Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson
Número 1 em vendas na Amazon e best-seller do New...
» Leia mais...Livro “Ciência para educação – Uma ponte entre dois mundos” – Robert Lent – Augusto Buchweitz – Mailce Borges Mota
Ciência para Educação - Uma Ponte entre Dois Mundos tem...
» Leia mais...Livro “Mentes Diferentes: O que Cérebros Diferentes Revelam Sobre Nós” – por Eric R. Kandel
Nesta obra, Kandel confronta uma das perguntas mais difíceis que...
» Leia mais...Livro “Um antropólogo em marte” – Oliver Sacks
O que têm em comum o pintor que, em decorrência...
» Leia mais...Livro “Como O Cérebro Cria” – Anthony Brandt e David Eagleman
Conheça o Livro “Como O Cérebro Cria - O Poder...
» Leia mais...Livro “Os segredos de Alice no país das maravilhas” – por Bia Fioretti
Os segredos de Alice é um livro sobre Educação Menstrual....
» Leia mais...