Esta obra reúne relatos de práticas pedagógicas realizadas por professores-pesquisadores de escolas públicas e particulares, engajados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da Educação Básica.
A partir de projetos desenvolvidos na formação docente e com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir sobre os sentidos do que se aprende, como se aprende, quando e como utilizar o que se aprende.
“Trata-se de tornar visível a aprendizagem de alunos e professores.”
As experiências retratadas pelos autores dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, dentre elas a aprendizagem visível, com base nas pesquisas de John Hattie na Universidade da Nova Zelândia; a abordagem italiana Reggio Emilia e o registro da documentação pedagógica; e o Projeto Zero, desenvolvido na Universidade de Harvard, sobre a importância do pensamento e do aprender fazendo.
Dentre os temas discutidos na obra estão o pensar e a reflexão na formação docente, a cultura “maker” (“mão na massa”), o uso do design no projeto político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo do erro, a prática direcionada e o planejamento reverso.
Em cada capítulo, são compartilhadas diversas ferramentas para download, além de referências de artigos e vídeos para que os professores ampliem seu conhecimento e aprimorem suas práticas pedagógicas.
Você pode comprar agora mesmo este excelente livro pela Amazon.
Compra segura, entrega garantida e ótimo preço!
Mais dicas...
Livro “Eu controlo como me sinto: Como a neurociência pode ajudar você a construir uma vida mais feliz” – Claudia Feitosa-Santana
Claudia Feitosa-Santana é neurocientista. Estuda alguns aspectos da mente e...
» Leia mais...Livro Infantil “A Sereia Garbosa – por Mari Bigio (Autora), Rodrigo Chedid (Ilustrador)
Nesta história com rimas e ilustrações encantadoras, uma sereia vai...
» Leia mais...Livro “Vendo vozes” – Oliver Sacks
"O que é necessário [...] para nos tornarmos seres humanos...
» Leia mais...Livro “Ciência para educação – Uma ponte entre dois mundos” – Robert Lent – Augusto Buchweitz – Mailce Borges Mota
Ciência para Educação - Uma Ponte entre Dois Mundos tem...
» Leia mais...Livro “O Cérebro Adolescente. Guia de Sobrevivência Para Criar Adolescentes e Jovens Adultos” – por Dra. Frances E. Jensen e Amy Ellis Nutt
Por muitos anos, cientistas acreditaram que o cérebro adolescente era...
» Leia mais...Livro “Nossas falhas de raciocínio: ferramentas para pensar melhor” – por André C. R. Martins
Por que devemos confiar mais nas respostas que obtemos seguindo...
» Leia mais...Livro “O cérebro aprendiz: Neuroplasticidade e educação” – Roberto Lent
Esta obra visa tornar acessível o conceito de neuroplasticidade -...
» Leia mais...Livro “Educação especial: Formação de professores para a inclusão escolar” – por Jáima Pinheiro de Oliveira
A escola, hoje, precisa ser inclusiva. Para isso, os professores...
» Leia mais...